quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Teoria Hipodérmica



A teoria da “agulha hipodérmica” surgiu no período entre guerras, nas décadas de 1920 e 1930 e ainda sob o impacto da propaganda política desencadeada intensivamente na primeira guerra mundial. O impacto da propaganda de guerra seria uma imensa e assustadora capacidade de intervenção dos meios- estabelecendo a analogia com a seringa de injeção (a capacidade de inserir conteúdos no organismo).
Trata-se de uma teoria bastante simples, baseada na psicologia dos instintos, segundo a qual o comportamento humano é herdado (está inscrito) nos mecanismos biológicos do homem e, portanto, tem uma natureza não radical. Se a questão dos comportamentos e a reações humanas é definida pela estrutura biológica dos homens, isto significa que estes agem instintivamente e assim, de maneira mais ou menos uniforme (seria um comportamento da espécie). Essa visão fundamenta os dois pressupostos articulados pela teoria da agulha hipodérmica: a onipotência dos meios, a vulnerabilidade das pessoas. O comportamento dos indivíduos frente aos meios se configura dentro do esquema simples e mecânico do estimulo/resposta: os meios estimulam, os indivíduos reagem de forma semelhante, mecanicamente.
Essa teoria baseada na observação e no impacto da situação pós-guerra, não resistiu aos investimentos científicos que se seguiram. Ao longo da década de 1940, várias pesquisas foram empreendidas, dando conta que o alcance dos meios enfrenta uma série de limites, e as reações dos indivíduos são atravessadas por variáveis tanto de uma ordem psicológica quanto social.    


  •   É uma abordagem global dos "mass media", não levando em conta a diversidade e especificidade das mídias e seus diferentes impactos na percepção e nas formas de cognição humanas.
  •  Teoria da propaganda e sobre a propaganda.
  •  Enfoques da teoria: Tipo de organização social e estrutura psicológica dos indivíduos
  •  Preocupação central: que efeitos tem os "mass media" numa sociedade de massas?


Vídeo que representa o que foi dito e estudado na Teoria Hipodérmica. Discurso de Hitler para 200 mil jovens da Juventude Hitlerista, em 1934.

Um comentário:

  1. Bet365 – Profile and News | Thauberbet.com
    Bet365.com Profile william hill and News. Sports leovegas Betting News. Sports Betting News. Sports Betting News. Sports Betting News. Sports Betting News. Sports sbobet ทางเข้า Betting News.

    ResponderExcluir